sexta-feira, 6 de março de 2009

Especial: Pele (parte I)




Decidi começar uma série de posts sobre a pele, já que só em um ficaria muito cansativa e chata a leitura.
Esperem que gostem desse tema "especial"! Se for aprovado, farei um especial por semana.
Não esqueçam de comentar o que acharam, please.


A estrutura da pele

A pele é o maior órgão do corpo humano e um espelho que reflete saúde. Sua maciez, brilho e cor mostram muito de nosso bem-estar e das condições físicas do nosso corpo. Resistente e flexível, ela é responsável por várias funções:

* Regular a temperatura do corpo;
* Impedir a perda excessiva de água;
* Proteger o organismo contra agentes externos;
* Eliminar toxinas.

A pele é uma "máquina viva", que está em atividade e movimento constantes. Seu funcionamento se dá através da ação conjunta de todas as células que a compõem.

Sua estrutura é dividida em três camadas, cada uma com características e funções diferentes.



Hipoderme ou Tecido celular subcutâneo

É a camada mais profunda da pele, formada basicamente por vasos sangüíneos e células de gordura que funcionam como um isolante térmico e dão forma ao contorno do corpo.

Derme

É a camada intermediária da pele, responsável por sua sustentação e nutrição. Constituída por fibras de colágeno, elastina e glisaminoglicanos (gel coloidal) que garantem a firmeza, a elasticidade e o equilíbrio da pele. É nela que encontramos as glândulas sebáceas, produtoras de sebo que formam parte da emulsão natural que protege a pele de irritações e evita o seu ressecamento.

A derme é a segunda camada da pele, sendo responsável por sua sustentação e nutrição. Ela é constituída por uma substância de consistência semelhante à de uma gelatina não muito firme, chamada de gel coloidal.

No gel coloidal estão mergulhados elementos responsáveis pela firmeza, elasticidade e equilíbrio da pele. Estes elementos são:

* folículo piloso - estrutura onde nascem os pêlos;
* glândulas sebáceas - responsáveis pela produção de gordura;
* glândulas sudoríparas - responsáveis pela produção de suor;
* vasos sangüíneos - responsáveis pela nutrição e oxigenação das células e pela eliminação de toxinas, impurezas da pele;
* fibras de colágeno e elastina - que se entrelaçam, como uma teia, dando firmeza e elasticidade à pele
* terminações nervosas - responsáveis pela sensibilidade da pele: dor, tato, calor;
* fibroblastos - células responsáveis pela produção de colágeno, elastina e substâncias que compõem o gel coloidal.

O gel coloidal é muito rico em nutrientes e água, que lhe conferem a consistência. Ele é muito importante para a pele, pois mantém sua estrutura densa e firme, mantendo as fibras e demais elementos organizados.


Epiderme

É a camada mais superficial da pele. Por estar em contato direto com o meio exterior, é a responsável por proteger o organismo dos agentes externos e refletir o aspecto saudável em sua superfície.

A renovação celular

A epiderme é formada por várias camadas distintas. A primeira, mais profunda, é denominada germinativa ou basal. Nela existem milhares de células de dois tipos principais: as primeiras são responsáveis pela coloração da pele, enquanto as outras se renovam a cada dia, formando uma barreira natural. Essas células são alimentadas por vasos sangüíneos localizados na derme. Com o passar dos dias, as células mais novas vão empurrando as mais antigas para cima, até chegarem à camada mais superficial da epiderme, chamada camada córnea. À medida que vão sendo empurradas, essas células se endurecem e morrem, formando uma estrutura compacta e protetora até se descamarem. É a este processo ininterrupto e totalmente natural que chamamos de renovação celular, fundamental para manter a pele saudável. O ciclo de vida de uma célula é de aproximadamente 28 dias.

Manto Hidrolipídico

Na superfície da pele, o suor produzido pelas glândulas sudoríparas e a gordura produzida pelas glândulas sebáceas misturam-se para formar o manto hidrolipídico.

O manto hidrolipídico é um hidratante natural produzido pelo organismo. Sua função é prevenir o ressecamento da pele e protegê-la de agressões. É uma película protetora que deve ser preservada.


O envelhecimento da pele

Agora que já conhecemos um pouco mais sobre a estrutura de nossa pele, vamos ver como ocorre o processo de envelhecimento. O envelhecimento é um processo natural, fisiológico e, portanto, progressivo e irreversível. Sua causa principal está na herança genética, que é um código dentro de nossas células transmitido de geração a geração.

Com o passar dos anos, algumas doenças e dlsfunções ainda mais as funções dos órgãos e tecidos. Entretanto, alguns fatores externos como o vento e a exposição ao sol também contribuem para o ressecamento e o envelhecimento precoce da pele (envelhecimento extrínseco).

Por isso, é necessário que tanto a mulher quanto o homem adotem cuidados para minimizar os danos causados pela própria natureza e, principalmente, pelos agentes externos.


(Bibliografia aqui)

4 comentários on "Especial: Pele (parte I)"

Kine on 6 de março de 2009 às 18:44 disse...

NOssfa, muito interessante, me fez recordar das aulas de ciências ^^
Mas isso é bem importante, antes de ficarmos mexendo em nossa pele, saber como que ela funciona em nosso corpo!

adorei bb*
por mim esse post tem de continuar!

★Vivian★ on 6 de março de 2009 às 20:32 disse...

Boa postagem!
Olha tem um selinho pra vc no meu blog, ok, pega lá!

Kerou on 7 de março de 2009 às 01:26 disse...

Oi ana!! adorei seu blog!! voltarei aqui mais vezes...

vi que vc pegou o tamplate do site:http://ipietoon.blogspot.com

tem varios layouts legais... mas nao consegui editar para mudar o meu =( me ajuuuda. sou meio topeira para essas coisas me ensina.


ps estou com teclado desconfigurado sorry


aguardo resposta

beijokass

Aline on 7 de março de 2009 às 02:12 disse...

Oiii!

Tem selinho pra voce no meu blog!!!

beijinhoos!

Wishlist *-*

* Primer para cílios Racco
* Base Dream Matte Mousse Maybelline
* Espelho grande pro quarto
* Perfume Intensa, de Natura
* Terminar minha tattoo de estrelas
* Kit de pincéis Sigma Make-up
* Melissa Hello
* Melissa Princess Rock
* Melissa Disco
* Melissa Neon
* Melissa Severine
* Zaxy Sapatilha
* Meia-calça beringela
* Meia-calça preta opaca
* Meia-calça oncinha
* Celular novo
* Óculos Prada Butterfly (inspired)
* Sony Cyber-shot pink

Vem comigo?

Leio e Recomendo:

 

.Lèvres de Cerise. Copyright 2008 Fashionholic Designed by Ipiet Templates Supported by Tadpole's Notez